Armindo Neves vai estrear-se no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, já em fevereiro, com uma SWM RS 300 R, com o apoio da fábrica SWM Motorcycles e do distribuidor oficial para Portugal – a Lusomotos.

Retrospetiva histórica

A SWM Motorcycles é uma empresa dinâmica e com uma visão internacional com uma herança que remonta ao início dos anos 70.

Por esta altura, durante as corridas de Enduro, as fabulosas motos italianas de 4 tempos começaram a ganhar terreno e notoriedade no mercado, levando a que dois pilotos e amigos com a mesma paixão pelo off-road decidissem construir o seu próprio motociclo, dando assim início à SWM Motorcycles.

SWM Motorcycles ressurge em 2014

Em 2014 a SWM ressurgiu, sediada em Itália, como resultado de uma nova parceria entre Ampelio Macchi e Daxing Gong. Ainda em 2014, na EICMA, foram apresentados seis novos modelos da SWM. A produção da primeira RS650 começou em julho de 2015, sendo que os modelos RS têm por base um projeto Husqvarna.

Armindo Neves e a SWM Motorcycles

Armindo Neves, tendo em conta todo o histórico, aceitou o desafio e decidiu apostar na SWM referindo que:

Vou disputar o CNTT 2019, na classe TT2 aos comandos de uma SWM RS 300R. O grande objetivo é dar a conhecer a marca, que é uma marca histórica fabricada em Itália e demonstrar que é possível ser competitivo com um produto de referência, que herdou um enorme know-how e que está disponível no mercado por um preço muito abaixo da concorrência. Vai ser um enorme desafio para mim, mas que estou a encarar com um grande entusiasmo.

Um player muito importante neste projeto é a Lusomotos, o importador da SWM e uma casa com quem Armindo Neves tem uma relação de mais de 20 anos. O piloto salienta:

Uma relação que vem desde o tempo que competia “a sério”, agora limito-me a dar o meu melhor, mas tenho pela frente um título de Veteranos para conquistar. Sempre fui apoiado pela Lusomotos e construímos desde essa altura uma forte amizade e respeito mútuo.

Acrescenta ainda que:

É para mim um forte motivo de orgulho estar ligado a uma empresa de referência, com gente de bem e apaixonada pelas 2 rodas, e que nos conhecemos e respeitamos há muitos anos. Vindo de quem veio não podia recusar este desafio.

Armindo Neves estreou-se na terceira edição da Baja de Portalegre no ano de 1989.

Interrompeu a sua participação em provas de todo-o-terreno após a prova alentejana de 2001, tendo iniciado no ano seguinte um percurso nas quatro rodas no mundo dos ralis. Regressou ao TT em 2014 e em 2016 competiu também em motos de velocidade, sempre com o apoio da Lusomotos.

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno terá sete provas e arranca já no próximo dia 16 de Fevereiro com o Raid TT Paraíso do Todo-o-Terreno com organização do Góis Moto Clube.