Campeão aposta num projeto a 2 anos para estar à partida do Africa Eco Race

Armindo Neves arranca em Góis com novo projeto para 2020

O atual vencedor do troféu Nacional de Todo-o-Terreno entre os Veteranos, Armindo Neves, apresenta o projeto para 2020 com objetivos bem definidos e que arranca já este fim-de-semana naquela que será a prova inaugural do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

Armindo Neves aos comandos da SWM RS 500 R

No Raid TT de Góis, o piloto inscrito pela LOPES & GOMES / LUSOMOTOS / SWM / MOTO GARDUNHA vai competir aos comandos de uma SWM RS 500 R que conta, uma vez mais e como habitualmente há já mais de 20 anos, com o apoio da Lusomotos, importador da marca SWM Motorcycles para Portugal.

Todo-o-Terreno

Depois de um período de 13 anos em que se manteve ausente do Todo-o-Terreno, o piloto regressou em 2019 com uma SWM RS 300 R. Venceu cinco provas num Campeonato sem falhas, demonstrando o enorme potencial da máquina e conquistando o título de Campeão entre os Veteranos. Após a conquista do troféu no ano em que assinalou 30 anos de carreira com muitas vitórias, Armindo Neves tem para 2020 uma ambição maior.

Avançar para um projeto internacional, visando a participação em provas Africanas.

“Aqui estamos à partida para aquela que é a primeira prova do CNTT, algo que no final da época passada não estava nos meus planos fazer. Apenas tinha pensado fazer o Europeu de Bajas e mais uma ou duas provas de navegação como forma de me preparar da melhor maneira para estar à partida daquele que é o meu objetivo para este ano: a estreia em provas Africanas, nomeadamente no Panafrica Rally. Depois de falar com a equipa e patrocinadores chegámos à conclusão que seria bom fazer as provas do Campeonato Nacional, uma vez que me vai permitir manter o ritmo e conhecer melhor a mota, fator essencial para enfrentar as longas competições Africanas”.

Nova RS 500 R é muito rápida e potente

Armindo Neves confessa ainda não ter tido a oportunidade de realizar os testes e treinos que pretendia aos comandos da nova mota. Afirma que esta moto é muito mais rápida e potente que a anterior e aproveita para realizar os respetivos agradecimentos, apresentando as novas apostas:

“Não andei praticamente nada de mota, pois recebi as duas motas há cerca de 15 dias, uma delas já com a preparação necessária para disputar o Panafrica Rally. Quero uma vez mais agradecer à Lopes & Gomes, Lusomotos e á SWM o apoio que nos permitiu estar à partida deste campeonato, bem como a todos os nossos patrocinadores, que são muito importantes e estimados por toda a equipa.

A assistência e apoio da Motogardunha também se irá manter, o que é excelente. Costuma dizer-se que em equipa vencedora não se mexe, dai que a equipa seja basicamente igual. Houve, no entanto, a entrada de novos patrocinadores, a quem agradeço desde já e que vamos dando conhecimento ao longo da época”.

O piloto que será ao longo deste ano também apoiado por Revolution-Lavandarias, MST-Special Things, J3LP, Motards d’Aviz e XRace.pt.

Objetivos para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno

Os objetivos traçados para o CNTT nas próximas épocas têm em vista o compromisso de vir a disputar uma das maiores maratonas da atualidade! O Africa Eco Race:

“O meu objetivo para Góis é rodar com a mota, fazer o melhor possível e alcançar um bom resultado. Ficaria muito satisfeito com um lugar no pódio, uma vez que Góis não é o meu terreno de eleição. Este ano vamos estrear a SWM RS 500 R, que é uma moto que anda mais e que também exige muito mais habituação. Acabámos a preparação da mota há pouco tempo para podermos estar à partida de Góis, pelo que o objetivo é ganhar ritmo e preparar-me o melhor possível para a exigência do Panafrica Rally.

O meu projeto a dois anos pressupõe estar à partida do Africa Eco Race e será nesse sentido que irei direcionar todo o meu trabalho ao longo deste período, bem como sensibilizar e informar os patrocinadores que nos queiram acompanhar nesse desafio. É um sonho que acredito poder alcançar, trabalhando de forma dedicada e profissional como sempre o fiz ao longo de toda a minha carreira desportiva”, acrescenta o piloto.

Calendário de 2020

O CNTT terá sete provas e arranca já no dia 21 fevereiro com o Raid TT Paraíso do Todo-o-Terreno com organização do Góis Moto Clube.

Para além do Nacional da modalidade, Armindo Neves vai ainda disputar:

  • A Baja TT ACP – Santiago/Grândola de 6 a 8 de março (extra campeonato)
  • O Europeu de Bajas, onde se inclui a Baja Extremadura (FIM), que se realiza de 12 a 14 de junho
  • O Panafrica Rally que decorre de 26 de setembro a 2 de Outubro em Marrocos

 

Artigo original em A2 Comunicação.